Termos de uso e aviso legal

Nutrebem-Ranking

A nutrebem-ranking é uma ferramenta para uso exclusivo das cantinas e clientes parceiros da Easy Food do Brasil S.A. A nutrebem-ranking tem como objetivo ajudar as cantinas e parceiros a escolher de forma fácil produtos mais nutritivos para melhorar a oferta nutritiva do seu cardápio. No website da nutrebem-ranking pode ainda ser encontrado um livro de receitas nutritivas e avaliadas pela Nutrebem que podem ser replicadas de forma livre pelas cantinas clientes da Easy Food do Brasil S.A.

Todos os produtos presentes no website da nutrebem-ranking foram avaliados pelo time de nutrição da Nutrebem segundo um algoritmo de avaliação nutricional interno.

O serviço da nutrebem-ranking é prestado pela Easy Food do Brasil S.A, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 13.458.756/0001-20, com sede no Rio de Janeiro, Avenida das Américas nº 8445, Sala 903, CEP: 22793-081, Barra da Tijuca.

 

Avaliação e funcionamento

A ferramenta nutrebem-ranking é baseada em notas geradas por um algoritmo de avaliação nutricional, desenvolvido e testado pelo time de nutrição da Nutrebem, que é composto por funcionários com sólida formação acadêmica nas áreas de nutrição e saúde, e baseado em diversos pesquisas acadêmicas nacionais e internacionais sobre avaliação e rankeamento de alimentos.

O algoritmo é propriedade exclusiva da Easy Food do Brasil, S.A e leva em consideração diversos parâmetros vistos como essenciais numa alimentação equilibrada, balanceada e nutritiva do público-alvo das cantinas escolares, os alunos. Sendo assim as características avaliadas estão relacionadas com o valor nutricional, o nível de processamento e o valor calórico/tamanho da porção de cada alimento.

A nutrebem-ranking não faz análises laboratoriais dos produtos avaliados – a avaliação é baseada nas informações disponíveis nas embalagens e websites dos diversos fornecedores, não sendo, portanto, uma fonte primária de tais informações e como consequência não responde pela exatidão perante os consumidores em geral, quer de forma direta, quer de forma solidária ou subsidiária, sendo a aceitação cabal desta regra uma condição para o uso da ferramenta pelas cantinas e parceiros Nutrebem.

 

Atualização e retificação de dados

Uma vez que um produto é avaliado e inserido no ranking da sua respetiva categoria, esta avaliação irá manter-se inalterada até que uma revisão de rotina seja feita ou caso o fabricante ou outra fonte de confiança apresente dados que indicam que a avaliação pode estar errada ou desatualizada. Por este motivo a nutrebem-ranking não pode assegurar que as informações dos rankings estejam permanentemente atualizadas. Da mesma forma, uma vez que um produto seja avaliado, a nota que lhe for atribuída somente poderá ser modificada se o time de nutrição da Nutrebem constatar a presença de erros nos dados recolhidos, a partir de novas informações colhidas diretamente de fontes públicas ou fornecidas pelos fabricantes. A nutrebem-ranking não fará, entretanto, nenhuma alteração de nota atribuída a um produto baseada apenas na inconformidade de seu fabricante, exceto se acompanhada de dados técnicos que comprovem a inexatidão das informações utilizadas na classificação. A nutrebem-ranking não receberá pedidos de exclusão de produtos do seu website, seja por parte de fabricantes ou de quaisquer terceiros, exceto se o produto em questão comprovadamente tiver sido retirado do mercado. Esta postura está embasada no direito do público à informação, previsto na Constituição Federal e no Código de Proteção e Defesa do Consumidor, e que prevalece sobre qualquer interesse comercial.

A Nutrebem pode aceitar pedidos de avaliação por parte de clientes, parceiros ou fornecedores, no entanto não é obrigada a o fazer e pode tomar o tempo necessário para responder a qualquer pedido, lembrando que o objetivo é ter uma base rica em produtos avaliados, logo, será do interesse da Nutrebem avaliar a maior quantidade de produtos disponíveis no mercado nas diversas categorias.

 

Direitos autorais

Todas as informações constantes na ferramenta da nutrebem-ranking são de fontes públicas, não se sujeitando a sua utilização regular ao pagamento de direitos autorais. Se, apesar destes cuidados, ocorrer alguma omissão involuntária quanto ao cumprimento desta regra, a nutrebem-ranking procederá à imediata inserção da referência à fonte omitida ou, conforme o caso, excluirá o texto irregularmente publicado, desde que receba notificação formal neste sentido dos detentores dos direitos autorais em questão.

As imagens utilizadas no website da nutrebem-ranking são imagens marcadas para reutilização comercial ou que fazem parte de acervos de imagens gratuitos. Se, apesar destes cuidados, ocorrer a exposição involuntária de imagens com direitos de autor pagos, a nutrebem-ranking irá proceder à imediata identificação do autor da imagem ou excluirá a imagem de acordo com a notificação formal que receber neste sentido dos detentores dos direitos autorais em questão.

 

Marcas publicadas no sistema

Para uma melhor identificação dos produtos a nutrebem-ranking publica, junto da classificação de um produto o seu nome completo, fornecedor, peso e valor calórico. Este tipo de publicação não possui caráter de exploração comercial da marca e, portanto, não pode ser impedido e não está sujeito a autorização dos respetivos proprietários, conforme previsão legal.

No mais, a nutrebem-ranking não se responsabiliza por de forma direta, indireta ou acidental pela perda de lucro de uma marca ou qualquer outro terceiro.

 

Responsabilidade civil e técnica

As informações nutricionais e outro tipo de informações sobre alimentação feitas ou publicadas pela nutrebem-ranking são de perfil educativo e não substituem o aconselhamento de um médico, nutricionista, ou qualquer outro profissional de saúde.

A avaliação dada a cada produto pela nutrebem-ranking não substitui a importância da leitura dos rótulos ou embalagens dos produtos e qualquer dúvida deve ser esclarecida diretamente com o fabricante.

No mais, a nutrebem-ranking não se responsabiliza se os serviços prestados e a avaliação dos produtos não responderem às necessidades individuais ou expectativas de um indivíduo.

 

Sigilo interno do sistema

O algoritmo de avaliação de produtos utilizado pela nutrebem-ranking foi integralmente desenvolvido pelo time de nutrição da Nutrebem, consubstanciando um segredo empresarial protegido por lei e, por esta razão, a empresa não prestará informações acerca de seu funcionamento e não se sujeitará a auditoria de terceiros. Da mesma forma, a base de dados de produtos da nutrebem-ranking, embora contenha informações públicas, pelo trabalho de organização e compilação, é também considerada, em seu conjunto, propriedade exclusiva e protegida por lei.

 

Utilização

Não existe qualquer tipo de assinatura ou pagamento pelo serviço prestado através do website da nutrebem-ranking, a Nutrebem parte do princípio que se uma cantina ou parceiro utiliza a ferramenta nutrebem-ranking para benefício do seu negócio, este concorda com os termos de utilização citados acima.

© 2019 Nutrebem * Easy Food Brasil, SA