Como avaliamos os produtos?

Todos os produtos cadastrados pelas cantinas, sejam industrializados ou caseiros, são avaliados pela Nutrebem. Essa avaliação foi pensada para ajudar vocês a escolherem os produtos mais nutritivos para os cardápios, a alterarem receitas e a ajudar os responsáveis a compreenderem melhor as escolhas dos filhos.

 

Baseados no Guia Alimentar da População Brasileira e nas recomendações da Organização Mundial da Saúde, são considerados 3 importantes pontos nessa avaliação:

1. Ingredientes: Consideramos a origem de cada ingrediente de um produto. Quanto mais natural e sem conservantes e aditivos, melhor.

2. Valor nutricional: Avaliamos o equilíbrio nutricional de um produto, vendo se contém muitos nutrientes “benéficos” para a saúde ou nutrientes que devem ser consumidos com moderação.

3. Calorias/porção: Consideramos o tamanho e calorias dos produtos, avaliando se são adequados.

 

Somando esses 3 pontos, cada produto recebe uma nota final de 0 a 10 e é classificado como pouco nutritivo, moderado ou muito nutritivo, como mostrado na escala abaixo:

*As avaliações feitas pela Nutrebem consideram as informações coletadas através do site das marcas/ fornecedores, fotos dos rótulos e receitas enviadas pelas cantinas. Não nos responsabilizamos por possíveis dados errados que possam ter nessas fontes.

Como escolher os melhores produtos?

Para cada categoria de produto foi criado um ranking com todos os produtos cadastrados na base da Nutrebem e outros semelhantes disponíveis no mercado. Esse ranking mostra em ordem decrescente os produtos mais bem avaliados, com as maiores notas, descendo até os produtos com as notas mais baixas.

Quando a cantina quiser fazer mudanças em seu cardápio e escolher os melhores produtos, é só selecionar a categoria desejada e terá acesso a lista dos produtos com suas respectivas notas.

Dentre as opções, fica à critério da cantina qual produto irá escolher, levando em consideração a classificação e as possíveis diferenças de preços que pode encontrar na hora da compra.

A compra e cadastro dos produtos fica sob responsabilidade de cada cantina. Sugerimos que avisem a equipe de nutrição da Nutrebem quando forem fazer alguma substituição, para que, caso não forem mais vender o produto "antigo", este seja excluído do cardápio.

Escolhendo produtos com notas entre 6 a 10 a cantina estará adicionando um produto nutritivo em seu cardápio e irá melhorar a oferta da sua cantina. Ao escolher os produtos que possuem notas entre 0 e 4 a cantina estará ciente que é um produto não recomendado por ser pouco nutritivo.

Ao fazer mudanças em seu cardápio, não esqueça de cadastrar o novo produto e, se for o caso, nos avisar qual o produto que deve ser excluído.

Vale lembrar que existem outras marcas e fornecedores que não estão no nosso ranking. Se tiver um produto que deseja adicionar ao seu cardápio e não encontrou ele aqui no site, entre em contato com as nutricionistas da Nutrebem.